Mensagens criam conexões mais significativas e impulsionam o crescimento do seu negócio.
As empresas devem acompanhar as tendências dos seus usuários e, nós, cada vez mais, preferimos trocar mensagens pelo celular via WhatsApp ou Inbox em vez de ligar ou escrever um email.
Segundo o Facebook “o uso de aplicativos de mensagens móveis pelas pessoas está em ascensão meteórica. Até o final de 2018, 78% dos usuários de smartphone em todo mundo enviarão mensagens mensalmente. E o crescimento só deve continuar: até 2021, está previsto que a base de usuários global para aplicativos de mensagens móveis aumente mais 23%”.
Respostas rápidas permitem conexões significativas.
As mensagens oferecem para as pessoas uma linha direta com as empresas nas quais elas têm interesse em gastar dinheiro. As pessoas estão buscando as mensagens quando querem a orientação ou experiência de uma marca, quando procuram uma experiência de compra mais simplificada ou quando querem sinalizar que estão abertas a atualizações importantes (seja uma notificação de envio de um varejista favorito ou uma mudança de portão da companhia aérea).
Quando as pessoas enviam mensagens para as empresas, elas têm uma certa expectativa. A seguir estão as associações das pessoas em relação ao envio de mensagens para as empresas, que podem ajudar a esclarecer o que as pessoas esperam quando escolhem um bate-papo.
Embora a conveniência e confiabilidade sejam elementos importantes para uma experiência positiva, o tempo de resposta poderá ser fundamental para criar conexões significativas. Entre as pessoas pesquisadas em quatro mercados e que enviaram mensagens para as empresas, a maioria espera uma resposta mais rápida do que se usasse um modo mais tradicional de comunicação. Esse é o caso para 70% das pessoas com as quais falamos no Brasil, 66% na Índia, 54% no Reino Unido e 61% nos EUA.
O ENVIO DE MENSAGEM PARA UMA EMPRESA INSPIRA CONFIANÇA.
As mensagens de negócios oferecem benefícios práticos claros, como a conveniência. Mas também podem ter um papel muito mais profundo e significativo para pessoas e empresas. O sentimento de conexão humana que a conversa desencadeia pode dar aos consumidores a confiança para converter.
Entre as pessoas pesquisadas que enviam mensagens para as empresas, a maioria disse que enviar mensagens para uma empresa ajuda a ter confiança sobre a marca:
Brasil 76%
Índia 79%
Reino Unido 66%
EUA 69%
Ajudando a estabelecer confiança, as mensagens podem unir de forma única pessoas e empresas em uma conversa contínua, permitindo conexões mais significativas do que nunca.
O que isso significa para os profissionais de marketing
Envie mensagens criativas.
Brinque com a expectativa visual das pessoas nas mensagens. Expresse a personalidade de sua marca com emojis, imagens envolventes e experiências imersivas de realidade aumentada. Afinal, o caminho para a compra está usando cada vez mais conteúdo visual.
Envie mensagens para gerenciar expectativas.
Em alguns casos, os consumidores criam expectativas sobre as mensagens com base na forma como eles enviam mensagens para amigos e familiares. As pessoas esperam e solicitam respostas. Use respostas automáticas para permitir que as pessoas saibam que você não está disponível. Em outros casos, os consumidores não saberão o que esperar: ao se envolver com um bot pela primeira vez, as pessoas podem não saber o que ele é capaz de fazer. Por isso, ofereça menus (em vez de campos abertos) e oriente-as para que elas escolham sua própria aventura.
Envie mensagens de sua maneira.
O Messenger, o Instagram Direct e o WhatsApp oferecem meios poderosos para criar conexões mais significativas e impulsionar o crescimento. Empresas de todos os tamanhos enviam mensagens de várias formas. Algumas delas por meio de pessoas, outras por bots e muitas pela combinação dos dois. Determine a forma correta de encaminhar com base em suas necessidades estratégicas e nas expectativas daqueles com os quais você deseja se conectar.
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