O WooCommerce é um plugin disponibilizado desde 2011 pela plataforma WordPress. Gratuito, ele permite a construção de lojas virtuais a partir de código aberto (Open Source).
Devido a sua rápida popularização, foi adquirido pelo WordPress e, atualmente, estima-se que 30% das lojas virtuais no mundo utilizam WooCommerce.
Vale ressaltar que desde a sua primeira versão, o plugin já contabilizou mais de 3 milhões de instalações ativas. Muita coisa, não é mesmo?
WooCommerce permitiu transformar a plataforma WordPress em uma loja virtual, fácil de operar, com interface leve e todos os recursos necessários como meios de pagamento, gerenciamento de estoque e carrinho de compras.
Como criar uma loja virtual?
Antes de mais nada, é necessário planejar o seu negócio online. Ou seja, não pense em escolher uma plataforma de e-commerce antes de definir quais as melhores estratégias para abrir sua loja virtual.
Vencida a etapa do planejamento, chega a hora de escolher a plataforma de e-commerce. O mercado oferece muitas opções. E o WooCommerce é uma delas. Mas acredite, não é nada fácil escolher.
Uma dúvida bastante recorrente é a escolha entre Magento e WooCommere. Se esse é o seu caso, sugiro ler um post específico, que poderá ajudar a escolher a melhor plataforma para loja virtual.
Para ajudar ainda mais na escolha, apresentamos as principais vantagens do WooCommerce.
Quais as vantagens do WooCommerce?
WooCommerce é amplamente utilizado no Brasil e no mundo. Descubra porque tantos empreendedores escolheram essa plataforma. Veja suas principais vantagens:
- Interface amigável e fácil de utilizar
- Aprendizado rápido e fácil (principalmente para quem já trabalha com WordPress)
- Recursos avançados de SEO (alguns nativos do WordPress)
- Personalização rápida e suporte para layout responsivo
- Grande quantidade de plugins (alguns de terceiros)
- Menos exigente em relação ao servidor de hospedagem
- A loja virtual e todos os dados são seus (não é uma plataforma alugada)
- Permite integração com outros sistemas (Como ERPs, Correios e outros)
Para quais tipos de negócio WooCommerce é indicado?
Ele recebe diversas críticas por não ser uma plataforma nativa de e-commerce. E realmente ele não é. Mas a grande questão não é essa. O ponto que merece atenção é: se encaixa no seu modelo de negócio?
Podemos dividir (de forma muito simplificada) os projetos de e-commerce em dois grandes grupos:
O primeiro é aquele dos projetos amadores, de quem cria um e-commerce como hobby ou quer fazer apenas um teste ou ainda encontrar uma segunda fonte de renda.
Para esse grupo o WooCommerce pode não ser a plataforma mais indicada. Talvez, uma plataforma gratuita ou alugada seja a ideal. Isso devido ao investimento inicial e os custos fixos menores.
O segundo grupo é formado por empreendedores que desejam uma loja virtual profissional, integrada com meios de pagamento, entrega e sistema ERP. Para esse grupo o WooCommerce é uma recomendação obrigatória, principalmente para aqueles que já possuem um site ou blog em WordPress.
O WooCommerce também é indicado para empresas que utilizam o Bling ou desejam uma loja virtual integrada ao sistema de gestão. Isso porque Bling e WooCommerce já possuem integração direta, que reduz custos, evita erros e agiliza o processo de criação da loja virtual.
Se você gostou deste conteúdo, ajude mais pessoas a conhecerem o WooCommerce. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!