Segundo a 41ª edição do Webshoppers, estas tendências vem para ficar!
Mobile segue tendência alta
O relatório indica que as compras via mobile vem ganhando importância e que, em novembro — mês da Black Friday, elas superaram as aquisições feitas em desktops.
Em 2019, o faturamento total de mobile foi de R$ 25,9 bilhões, variação positiva de 55% sobre o ano anterior, o que representou 41,8% do faturamento total (ganho de importância de 10.5 pontos percentuais versus 2018).
Essa expansão foi promovida pelo aumento em volume de pedidos por celulares, que chegou a 68,5 milhões no ano passado, variação de 60% versus 2018.
Autosserviço cresce no e-commerce
Segundo o Webshoppers, o canal Autosserviço aumentou seu faturamento online em 63% em 2019, comparando com o ano anterior. Já a quantidade de pedidos avançou 61%.
Logo na sequência, quem desponta nas vendas online é o canal Farmácia, com alta de 32% em seu faturamento e 30% no volume de compras. Perfumaria também despontou, ampliando em 30% o faturamento no ano, com 19% de aumento nos pedidos.
Apesar do bom desempenho dos demais canais, as Lojas de Departamentos continuam como o principal segmento de compras no e-commerce: os pedidos representaram 50% do total em 2019, frente a 49% em 2018. Já o faturamento foi de 67% do total vendido online, com leve recuo em relação ao ano anterior, quando chegou a 68%.
Já as vendas de Autosserviço representaram 5% do total de pedidos em 2019, e ficaram em segundo lugar na importância de faturamento, com 7% do montante do comércio eletrônico brasileiro.
Black Friday é a principal data sazonal para e-commerce
A Black Friday 2019 consolidou a data como a mais importante para o e-commerce brasileiro, com faturamento de R$ 3,21 bilhões e uma alta de 24% sobre o mesmo período de 2018. Os dias de promoção superaram as compras online para o Natal, que faturou R$ 2,60 bilhões em vendas.
Brasileiros passam a comprar mais em sites internacionais
Em sua pesquisa sobre o avanço do consumo online em sites de fora do Brasil, a Ebit|Nielsen identificou um aumento de 67% no faturamento desse tipo de compras, na comparação com 2018, totalizando R$ 12,9 bilhões. Houve um crescimento de 18% no número de brasileiros que compraram em sites internacionais (2019 vs. 2018).
Covid-19 traz nova realidade no e-commerce
Na metade do mês de março deste ano, o Brasil entrou em estágio de restrições sociais para tentar frear o avanço da Covid-19 no país. Diante disso, os consumidores foram às compras e esses movimentos tiveram forte impacto no e-commerce brasileiro.
Entre os dias 17 de março e 27 de abril de 2020, etapa com restrições de circulação, o comércio online brasileiro chegou a R$ 8,4 bilhões em faturamento, variação de 48,3% sobre o período de 19 de março a 29 de abril de 2019 (R$ 5,7 bilhões). As quatro principais categorias que promoveram o crescimento das vendas online nessa fase foram Eletrônicos, Casa&Decoração, Informática e itens de consumo rápido (FMCG).
O crescimento do comércio online ocorreu em todas as regiões brasileiras no período, com maior contribuição do Nordeste, Sudeste e Sul, em função da sua importância para o e-commerce.
Nestas semanas, 31% dos consumidores que realizaram compras onlines em Autosserviço declaram realizar pela primeira vez. Em 2019, no mesmo período de análise, esse número foi de 16%.