Existem algumas tendências de Marketing Digital que já estão consolidadas no mercado, o que significa que não são novidades, mas que seguem ganhando espaço. E, existem as novas tendências, que “estão chegando” agora e é importante dar uma atenção especial. Vamos a elas!
1. O Marketing de Conteúdo
Se você acompanha o cenário de Marketing Digital há algum tempo, certamente está familiarizado com o termo marketing de conteúdo. Apesar de frequentar o topo das listas de estratégias mais utilizadas desde 2013, a tendência é que continue como maior fonte de tráfego da web.
Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam essa estratégia em suas ações de marketing. O mix de conteúdo também pode ser um grande diferencial. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores na web.
Podemos dizer que a postagem de conteúdo em blogs continua sendo uma das principais e mais eficientes “iscas” para atrair o público-alvo, aumentando em 2 vezes a média mensal de visitas. É por meio do blog que a empresa mostra a sua autoridade em determinado tema e esclarece maiores detalhes sobre os seus serviços.
Como o marketing de conteúdo continua demonstrando o seu valor, por meio das pesquisas sobre publicidade online, ele entra em 2022 com todo o vigor. Um dos formatos que prometem gerar um volume ainda maior de engajamento são os posts nas redes sociais.
2. Mobile First
Atualmente, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis. No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que, em 2022, esses números se tornem ainda mais impressionantes. Portanto, é indispensável considerar o mobile marketing na execução das ações do seu negócio.
Sites sem design responsivo certamente perderão clientes e, se você investe em anúncios online, é essencial começar a utilizá-los também em plataformas voltadas aos dispositivos móveis.
A tendência que observamos crescer e que manterá esse ritmo no próximo ano é o uso de aplicativos. O Brasil está na segunda posição mundial da lista de países que usam mais aplicativos por mês. Fica claro que empresas que investirem nos aplicativos fomentarão as suas estratégias de Marketing Digital.
Dica: As 15 melhores dicas de Marketing Digital para aplicar ao seu negócio
3. Vídeo marketing
A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência forte para 2022. A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.
Páginas institucionais em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Vimeo também podem ser uma boa pedida. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.
Dica: Como criar anúncios no Instagram Stories mais eficazes
4. Automação
A automação de processos é um dos fatores que mais contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios. No Marketing Digital não é diferente. Ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM continuam se apresentando como poderosas aliadas dos empreendedores digitais para 2022.
Porém, a pesquisa Martech 2018 revelou que 69,9% das empresas entrevistadas já têm uma ferramenta de automação. Com isso, conseguiram gerar mais leads do que aquelas que utilizam um software específico. Isso sem falar da elevada taxa de conversão de visitantes em leads (1,1%, contra 0,7% das empresas que não usam uma ferramenta de automação).
5. WhatsApp Marketing
Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Não é novidade que o aplicativo tem bilhões de usuários ativos. Em vista disso, muitos empreendedores já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade online, por meio do WhatsApp Business.
6. Produção de Podcasts
O Podcast não é bem uma grande novidade, mas se mostrou como uma tendência de crescimento muito grande em 2021 e certamente continuará expandindo em 2022.
Trata-se de uma atividade que é semelhante a um programa de rádio, pode ter um formato de entrevista e de um debate ou aula sobre determinado tema. Os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro de nossas rotinas corridas.
7. Imagens em evidência no Google
As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google. Você já deve ter notado que ao fazer uma busca no Google, em alguns casos, as imagens aparecem em prioridade entre os resultados?
Isso acontece por um fator que Google passou a levar em conta e que é fundamental no marketing, as imagens tem um grande poder de atrair nossa atenção mais rapidamente.
Então, otimizar as imagens com SEO image melhora o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados.
É fundamental também estar presente em canais focados em imagens, como Pinterest e Instagram.
8. Uso do Telegram
O Telegram é uma ferramenta semelhante ao Whatsapp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e principalmente sem limite de usuário nos grupos. Quem acompanha um pouco mais de perto os infoprodutores deve ter notado que tem várias comunicações promovendo a entrada em grupos do Telegram.
Sem dúvida é uma tendência muito forte de 2022. É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo de praticamente 100%.
9. O Metaverso
Bem, se as vendas por redes sociais já são uma realidade relevante atualmente, com potencial para seguir crescendo cada vez mais. No metaverso, a ideia será a mesma: o usuário poderá descobrir o produto, experimentar e adquirir, tudo no mesmo local virtual.
Isso nos leva a uma das grandes oportunidades desse futuro, que é a experimentação em espaços. Hoje, já é possível ver como eventos presenciais fazem que o público se conecte mais, aprecie o momento, interaja e se interesse pelo que está sendo oferecido. No metaverso, eventos assim poderão ser replicados, mas sem todas as limitações da vida real, como tamanho, capacidade, meios de transporte, entre outros.
Outro ponto que surge com todas essas alternativas é o foco nas emoções. O estímulo aos sentidos tem um grande papel nas emoções dos consumidores, e, até o momento, ele só existe presencialmente. Com a realidade virtual, as emulações desses sentidos permitem uma experiência que dão a sensação de estar presente. A interação entre avatares — cliente e vendedor, por exemplo — e a capacidade de vivenciar o espaço vão levar ao digital os sentimentos positivos que influenciam nas compras. Não será mais uma mera vitrine de produtos e uma comparação de preços, mas sim um momento em que as pessoas podem agir seguindo o que sentem.
Essas são as primeiras perspectivas sobre o marketing no metaverso, mas muitas outras podem surgir nos próximos anos. É hora de ficarmos atentos e usarmos a criatividade para não perder nenhuma das inúmeras possibilidades que esse novo universo oferece.