Poste várias vezes e estabeleça temas diferentes de abordagem
A frequência de postagens no seu perfil é muito importante para o engajamento. Mas um perfil que posta diariamente conteúdos muito parecidos pode se tornar cansativo e perder seguidores.
Portanto, em uma estratégia para ter um perfil médico popular no Instagram é fundamental ter diversidade de temas.
Para manter essa diversificação constante nas suas postagens, crie entre três e cinco linhas de conteúdo que abordam informações pertinentes.
Uma divisão de linhas de conteúdos básicas que podem ser úteis para médicos de todas as especialidades são:
- Informe sobre procedimentos e exames realizados;
- Disponibilize os meios de contato, horários de atendimento e como marcar uma consulta;
- Informe sobre condições de saúde e dicas de autocuidado;
- Mostre todo o seu conhecimento sobre a sua especialidade, e comprove o quanto você domina sobre determinado assunto. Isso diminui o medo/receio dos pacientes;
- Conte suas histórias de vida: comente sobre como foi chegar onde está, porque decidiu fazer medicina, etc;
- Comunique sobre o dia a dia profissional e da clínica: abra a porta da rotina do médico que até então era desconhecido, pois a curiosidade em conhecer este universo atrai as pessoas;
- Mostre um pouco da pessoa que está por trás do médico, fale sobre sua família. Laços com a família o tornam mais humano e carismático;
- Publique sua participação em congressos, treinamentos, ações sociais, etc.
Com as suas linhas de conteúdo organizadas, seja consistente e poste com frequência! E claro, use sempre a criatividade para chamar atenção do seu público-alvo.
Conheça e use os recursos do Instagram
Utilize com frequência os Stories e organize seu perfil com os destaques (são aqueles stories que ficam por tempo ilimitado, ou seja, apenas desaparecem quando você os exclui). Um bom exemplo é colocar no destaque seus serviços, locais de atendimento, perguntas e respostas, dicas de saúde, etc. Use sua criatividade na elaboração de Stories, pois é um ótimo recurso que te aproxima do seus pacientes.
Além disso, já ouviu falar do canal IGTV? É um dos recursos mais recentes dessa ferramenta, o que pode aumentar ainda mais o engajamento da sua audiência. Dentre as vantagens de utilizar o formato em vídeo na sua estratégia marketing, a principal é a criação rápida de uma conexão emocional ou vínculo mais direto com o público.
E falando em engajamento: procure responder aos comentários dos seus leitores, lembrando-se sempre de que é proibido legalmente fazer consulta virtual. Seja solícito nos comentários e Directs (mensagens privadas), pois é uma excelente forma de levar potenciais pacientes a marcarem uma consulta.
Use hashtags (#)
Lembre-se também de utilizar com sabedoria as hashtags. Elas são importantes pois ajudam as pessoas que não conhecem o seu trabalho a encontrar você de uma forma mais fácil.
Antes de cada postagem pesquise quais são as hashtags mais adequadas para o tema e use no final do texto.
Limites do marketing médico
É terminantemente proibida a utilização de fotografias dos pacientes, mesmo com autorização, para demonstração de resultados de tratamentos. É importante mencionar que as selfies também devem ser evitadas, apesar de serem cada vez mais populares.
Em eventos ou apresentação de trabalhos científicos, o uso de fotos é admitido, desde que com autorização prévia do paciente.
A partir de uma resolução de 2015, passou a ser permitida a divulgação de endereço e telefone do consultório no Instagram e demais redes sociais. Mas, é preciso tomar alguns cuidados na redação dos posts para não assumirem um tom sensacionalista ou então darem a entender que os resultados dos tratamentos são garantidos.
Anúncio dos equipamentos da clínica
Segundo as orientações do CFM, as clínicas médicas têm autorização para anunciar equipamentos. Entretanto, a peça publicitária não pode dar a entender que o aparelho representa garantia de sucesso do tratamento.
Comunicação das especialidades
O médico pode fazer propaganda de títulos de especialista e o registro no CRM local.
Mas é importante enfatizar que o anúncio deve fazer menção a, no máximo, duas especialidades. Além disso, o profissional tem o direito de listar as sociedades médicas das quais é membro.
Publicação da titulação acadêmica
Não há restrição para referências a títulos acadêmicos, desde que estejam relacionados à área de atuação do médico. Cabe lembrar que os títulos acadêmicos anunciados devem estar registrados no CRM.
Não é permitido divulgar especialidades ou áreas de atuação que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina ou pela Comissão Mista de Especialidades.
Tipos de expressões vetadas
No momento de realizar as divulgações, queremos mostrar o sucesso ou a qualidade dos nossos serviços. Mas é preciso ter muito cuidado na elaboração da comunicação. Nenhuma peça de marketing médico pode trazer expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou similares.
Afinal, esses termos são sensacionalistas e podem caracterizar propaganda enganosa.
Também é proibido oferecer garantia de resultados do tratamento ao paciente ou a familiares. Por mais que as chances de sucesso sejam grandes, cada organismo reage de uma forma, portanto, não é possível garantir sucesso.
Participação em anúncios e propagandas
O Manual proíbe terminantemente a participação de médicos em anúncios de produtos ou marcas comerciais, método ou técnica não aceito pela comunidade científica, além de divulgação de técnicas exclusivas.
Essa restrição também se aplica a entidades sindicais e associações médicas.
Divulgação dos preços dos serviços
São proibidos anúncios com divulgação de preços de procedimentos e/ou formas de pagamento e de parcelamento.
Também não se pode conceder descontos ou descontos como forma de diferencial ou de promoção dos serviços.
Fonte: iClinic
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