Como usar softwares de automação para Mídias Sociais
Quem usa as mídias sociais diariamente para alavancar o seu negócio, provavelmente, já testou alguma ferramenta de automação para Instagram, Facebook e WhatsApp.
Mas, será que estas ferramentas realmente valem a pena?
Eu respondo que sim, MAS somente as que oferecem opções de segmentação e você tem que saber usar esses filtros de acordo com o seu negócio!
Não estou aqui para fazer propaganda de nenhuma ferramenta, mas sim para ensiná-lo a usá-las de maneira eficaz para o seu nicho de mercado. Então, vamos lá!
- Não adianta ter um bilhão de seguidores, se eles não fazem parte do seu público-alvo. Isso pode fazer bem para o seu ego, mas não fará bem para as suas vendas. Então, ao buscar seguidores para o Instagram da sua empresa, por exemplo, use os filtros de palavras-chave, região e o mais importante: busque quem segue seu concorrente direto. Desleal? Claro que não, porque só te seguirá de volta, quem achar seu negócio realmente interessante.
- Não envie mensagem inbox! Muitas ferramentas para Facebook vendem como a última bolacha do pacote, mas as pessoas não gostam, elas se sentem invadidas e, provavelmente, pegarão ranço do seu perfil.
- Use a automação para grupos no Facebook! Aí sim, você enviará promoções para grupos relacionados ao seu negócio. As pessoas, que estão no grupo, entraram porque queriam receber novidades e, com certeza, estão esperando por elas.
- Use perfis temporários no Facebook! Sim, e eu sei que você pode achar isso ridículo, mas por acaso já teve seu perfil bloqueado? Pois, os que tiveram entenderão. Amigo, estamos falando de ferramenta de automação e é obvio que o Facebook está caçando o perfil de quem usa para bloquear imediatamente. Além do mais, o Fb é um negócio e quer que as empresas comprem patrocínio para os seus anúncios.
- Filtre os perfis antes de compartilhar um post em massa! Já pensou mandar uma promoção de roupa infantil para um homem solteiro? Ou uma promoção de paella para um vegano, ou… (infinitos exemplos vem a mente). Se o software que você utiliza não permite esse filtro, então não use esta opção.
- Compre um chip de telefone para fazer suas promoções no WhatsApp. E segue a lógica da dica número 4.
Espero que estas dicas o ajudem a usar os softwares de automação de maneira segmentada, pois só assim eles funcionarão com eficácia para o seu negócio!
Caso precise de ajuda, estamos a disposição!