Fonte: Google
Com o Gerenciador de tags do Google, é possível configurar e implantar tags de produtos do Google e de terceiros.
O que é uma tag?
As tags são trechos de código disponibilizados por provedores de análise, marketing e suporte para ajudar a integrar os produtos deles aos seus sites ou apps para dispositivos móveis. Com o Gerenciador de tags do Google, não é mais preciso adicionar essas tags aos projetos. Basta configurar e publicar tags, e definir como elas são acionadas na interface do usuário do Gerenciador de tags.
O que é uma conta?
Uma conta do Gerenciador de tags representa o nível mais alto da organização. Uma única conta por empresa costuma ser o bastante. Uma conta do Gerenciador de tags tem um ou mais contêineres.
O que é um contêiner?
Um contêiner é composto por várias tags e as respectivas regras. Alguns tipos específicos de contêiner servem para:
- Sites
- Páginas AMP
- Apps Android
- Apps iOS
- Executar o Gerenciador de tags em um servidor
1. Criar uma conta e um contêiner
Quando cria uma conta, você também configura um novo contêiner.
- No Gerenciador de tags, clique na guia Contas > Criar conta.
- Insira o Nome de conta e selecione o país.
- Escolha um nome de contêiner descritivo e selecione o tipo.
- Para criar o contêiner, clique em Criar e aceite os Termos de Serviço.
Resultado
Quando o novo contêiner for carregado pela primeira vez, uma caixa de diálogo diferente vai aparecer, dependendo do tipo dele.
- Web e AMP: você recebe o snippet de código da instalação do site.
- iOS e Android: você recebe um link para a documentação do desenvolvedor.
- Servidor: escolha entre provisionar um servidor de forma automática ou manual.
Instale o contêiner agora ou clique em OK para fechar a caixa de diálogo e retomar a instalação depois.
Se quiser coletar métricas de várias origens, por exemplo, da Web e de um app, crie contêineres para cada plataforma.
2. Instalar o contêiner
Siga as instruções abaixo para configurar contêineres da Web e acompanhar tags em sites. Se você não tiver experiência com códigos ou não tiver acesso ao código do seu site ou app para dispositivos móveis, peça ajuda a um desenvolvedor nessa etapa.
Para configurar um tipo de contêiner diferente, consulte a documentação do desenvolvedor:
- No Gerenciador de tags, clique em Espaço de trabalho.
- Veja o código do seu contêiner na parte superior da janela, no formato “GTM-XXXXXX“.
- Clique nele para abrir a caixa “Instalar o Gerenciador de tags”.
- Copie e cole os snippets de código no seu site, conforme a caixa “Instalar o Gerenciador de tags”.
- Coloque o snippet de código
<script>
entre as tags<head>
do HTML de saída da sua página da Web, o mais próximo possível da tag<head>
de abertura, mas abaixo das instruções de dataLayer. - Coloque o snippet de código
<noscript>
imediatamente após a tag<body>
do seu HTML de saída.
Migre as tags que já estão no seu site para o contêiner do Gerenciador de tags. Para saber como, consulte 3. Adicionar tags. Remova as tags fixadas no código para evitar que sejam disparadas duas vezes.
Para proteger seu contêiner contra espionagem de terceiros, o snippet da página da Web do Gerenciador de tags usa HTTPS por padrão.
Se precisar implantar contêineres do Gerenciador de tags com suporte a páginas não seguras, mude o protocolo do URL de origem de https://
para //
no snippet do contêiner. Saiba mais sobre o uso de URLs relativos a protocolos.
3. Adicionar tags
Depois de instalar o contêiner no seu site, é hora de adicionar tags. O Gerenciador de tags do Google funciona com tags de produtos do Google e de terceiros. Para receber métricas dos produtos do Google, configure a tag do Google.
- No espaço de trabalho, clique em Tags.
- Para adicionar uma tag: clique em Nova.
- Escolha um nome e configure a tag:
- Configuração da tag: escolha o tipo de tag que você quer gerenciar. Se precisar de ajuda para configurar a tag de um produto do Google, consulte o Guia do Gerenciador de tags do Google.
Se nenhum tipo de tag for correspondente, você poderá criar uma tag HTML ou de imagem personalizada. - Acionamento: os acionadores determinam se uma tag de página é disparada ou bloqueada. Saiba mais sobre acionadores.
- Configuração da tag: escolha o tipo de tag que você quer gerenciar. Se precisar de ajuda para configurar a tag de um produto do Google, consulte o Guia do Gerenciador de tags do Google.
- Opcional: adicione uma observação à configuração. Para isso, clique no menu Mais ações e selecione Mostrar observações
- Clique em Salvar e crie mais tags se quiser.
4. Verificar se as tags funcionam
Depois de adicionar as tags, confira se elas estão funcionando conforme o esperado. Para verificar a configuração da tag:
- Clique no botão Visualizar. O Assistente de tags do Google abre em uma nova guia.
- Insira o URL do site em que você instalou o contêiner do Gerenciador de tags. Se houver erros, comece a depuração com o Assistente de tags.
- Para editar uma tag, clique no nome dela para alterar as configurações. Por exemplo, se uma tag for disparada após o carregamento de uma página, mas você quiser que isso aconteça quando o usuário clicar em um botão, atualize o acionador.
- Salve a tag alterada e verifique se o problema foi resolvido abrindo o modo Visualizar.
5. Publicar tags
Publique as tags que estão funcionando.
Para publicar seu espaço de trabalho atual:
- Clique em Enviar no canto superior direito da tela. A tela Enviar alterações aparece, e lá você pode publicar o contêiner e salvar uma versão dele.
- Selecione a opção Publicar e criar versão.
- Consulte a seção Mudanças no espaço de trabalho para conferir se as configurações aparecem conforme o esperado.
- Insira valores para Nome da versão e Descrição da versão.
- Clique em Publicar.