fbpx

Agência de Marketing Digital

5 formas de aumentar as vendas em E-commerce

O que vamos mostrar neste artigo são as técnicas que os maiores players no mercado fizeram para aumentar as suas vendas e tentar implementá-las da melhor forma possível.

Dica 1: Remarketing

Você já passou pela experiência de checar um item em um site e de repente ser bombardeado por anúncios desse mesmo produto em diversos canais (Facebook, Instagram, Google)?

Além de muito boas para experiência de lembrança de marca, as ferramentas de remarketing garantem maior economia, já que foca o orçamento de marketing nos leads que já entraram no seu site ou que já compraram produtos antes.

Como você sabe, um cliente já adquirido é muito mais suscetível a comprar novamente e, da mesma forma, um lead que já se interessou por um produto, tem uma probabilidade de compra muito maior do que um lead frio. Sendo assim vale muito a pena trabalhar com o remarketing.

Para isso, os players maiores como a Magazine Luiza e Casas Bahia utilizam ferramentas inteligentes de reengajamento como o Linx Impulse e o Criteo.

Mas enquanto a nós, pobres mortais?

Bem aí, o negócio é partir para as ferramentas gratuitas como os Públicos Personalizados no Facebook Pixel, Linkedin Ads e Google Ads.

O sistema é muito simples: você só precisa instalar a “tag” de rastreamento e o sistema vai automaticamente identificar os usuários que acessaram o seu site e descobrir o seu perfil na mídia social (fique tranquilo, isso está de acordo com a nova lei de proteção de dados).

Se você não sabe como fazer isso ou não tem tempo, fique tranquilo, nós podemos te ajudar!

O negócio se complica na segmentação. Uma coisa que você pode fazer é segmentar por produto.

Digamos que você é uma concessionária que vende 10 modelos de veículo. Aí fica fácil selecionar os usuários que acessaram um respectivo veículo e passar para esse público um anúncio personalizado daquele carro.

Maravilha, mas e se forem centenas ou milhares de produtos? Aí realmente você vai ser obrigado a trabalhar com algum tipo de automação.

O que dá pra fazer é integrar a loja do Facebook ao seu E-commerce, assim o Facebook já faz automaticamente o remarketing no gerenciador de anúncios. Você pode fazer a mesma coisa com o Google Shopping.

Revenda

E o cliente que já comprou de você antes?

É impressionante como as empresas ignoram a mina de ouro que é o seu banco de dados de clientes cadastrados.

Se você tem uma lista com centenas de e-mails e telefones de clientes que já compraram de você, por que não aproveitar para vender para eles?

Para isso, você vai precisar de um CRM e de um software de marketing digital, além da equipe qualificada para fazer acontecer.

Se você não sabe muito bem como fazer isso, talvez o melhor seja começar com uma ferramenta gratuita como o MailChimp.

Agora, se você já tem a expertise então o caminho é pagar por um RD Station ou outro software similar.

Dica 2: Estratégia de Canais

Quais são os canais de aquisição que a sua empresa tem hoje? Mídias sócias, anúncios pagos, e-mail marketing, rádio, jornal e TV.

Qual o ROI de cada um desses canais?

Apesar de simples, é muito comum e-commerces que não rastreiam o seu funil de vendas e quase 100% é assim.

Se você não consegue rastrear a origem dos clientes que fecham vendas no e-commerce, como que você vai saber se as suas campanhas estão tendo lucro?

Isso é um problema muito sério que desvaloriza o trabalho do marketing e faz parecer que os investimentos em mídia são custo e não investimento.

Para mudar esse cenário o negócio é utilizar soluções de rastreamento de funil de vendas. E, sabe o que mais?
Isso você consegue fazer com o Google Analytics de GRAÇA.

Aí vira uma questão de demanda controlada. Se você investe X e tem um retorno Y, precisa testar se investir 2X vai gerar 2Y de lucro e por aí vai, mas, pelo menos, agora o seu orçamento tem um norte.

Como criar novos canais?

Para criar um novo canal de captação você vai precisar de duas coisas: tempo e dinheiro.

Os canais mais fáceis de criar são aqueles que estão mais próximos: como os canais com fornecedores e fabricantes.

Por exemplo, se alguém busca um produto – tênis de corrida X – ele vai ser direcionado para o site com maior autoridade no assunto: provavelmente o site do fabricante.

Se você como distribuidor ou revendedor autorizado puder negociar com o seu fornecedor para que ele inclua um link levando para o seu e-commerce, você automaticamente está criando um canal poderoso para gerar vendas.

Esse é só um exemplo, mas existem várias formas parecidas de criar canais de aquisição de clientes. É só uma questão de dedicação e esforço.

Dica 3: Omnichannel

Veja como é fácil essa integração: o cliente compra o produto online com rapidez e facilidade e ainda retira na loja com frete grátis e um custo muito menor de logística para o vendendor.
Mas como fazer?

Tem dois jeitos: ou o seu e-commerce precisa de uma plataforma integrada a sua loja física e atendimento, ou você vai ter que desenvolver uma.

Existem soluções disponíveis no mercado. Elas não são baratas, mas é um investimento que pode valer a pena especialmente se você trabalha com um modelo de franquias com várias filiais.

Dica 4: Melhoria Contínua

Tem empresa que faz o e-commerce e só quer atualizar o layout depois de 5 anos. Pense em quanta coisa muda em 5 anos. Mas problema não é só fazer a melhoria de layout, mas também como fazer. Novamente vemos a força do E-commerce: a análise de dados.

Com os mesmos dados que estamos adquirindo para estratégias de canais e remarketing – e mais algumas ferramentas grátis como o Hotjar – podemos também analisar o comportamento do usuário para sugerir alterações no layout.

O melhor nesse caso é trabalhar com teste A/B, o que você consegue fazer gratuitamente com o Google Opitimize.

A ideia aqui é fazer ajustes finos e pontuais, um de cada vez, para otimizar a jornada de compra do cliente e, assim, maximizar a taxa de conversão de vendas.

Claro, se você implementar essa metodologia de maneira contínua, seu e-commerce vai evoluir. Daqui a um ano – quem sabe – terá uma cara totalmente nova.

Dica 5: Marketplace

A estratégia de marketplace é interessante especialmente se a sua empresa é um player maior com grande relevância regional.

Trata-se de oferecer o seu e-commerce como um intermediário para venda direta de produtos terceirizados.

Claro, o seu e-commerce precisa ser projetado para essa finalidade, mas feito isso a operação é relativamente simples por uma série de motivos.

Primeiro, porque oferece a oportunidade de aumentar radicalmente o acervo de produtos. Com a entrada de novos revendedores no marketplace o seu e-commerce oferece uma experiência de compra mais completa.

Segundo que reduz o custo de maneira geral. A sua empresa não precisa se preocupar com estoques, atendimento, entrega, pós-venda: tudo isso fica a critério do revendedor.

Terceiro porque aumenta a relevância do e-commerce. Em um formato de marketplace você tem a possibilidade de mandar um cliente de um revendedor para o outro com estratégias de remarketing.

O modelo de marketplace é muito bom e tem muita gente ficando milionária em cima dele, mas as coisas não são tao simples assim.

Um problema muito sério é o de confiança na marca. Quando o cliente compra de um revendedor num marketplace ele associa a experiência de compra ao e-commerce e não ao revendedor.

Foi por isso, por exemplo, que o submarino caiu nos aplicativos de reclamações, tendo uma das piores notas ao acabar com o seu serviço de atendimento ao cliente.

Esse problema não pode ser contornado, se você não tiver um alinhamento muito forte com os seus revendedores, o marketplace acaba virando um meio para golpistas e a sua marca desmorona.

Outra questão importante é o diferencial competitivo. Afinal o modelo de marketplace não é novidade e se você é um player menor como pretende competir com o Mercado Livre ou a Amazon?

Se você está pensando em montar um e-commerce com função de marketplace, comece pensando em um segmento específico. Alguma dor que o seu negócio já tem a expertise em sanar e trabalhe a partir daí.

E eu vou terminar com uma dica: antes de mirar no nacional, ou até mundial, comece trabalhando no local. A melhor forma de dominar o mercado é de baixo pra cima!

Estamos aqui para ajudar, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?