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3 dicas do Instagram para conquistar novos clientes (2)

E mais… 8 dicas de criatividade do Instagram para seus vídeos e fotos

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para criar uma comunicação mais assertiva e vender mais. Afinal, não basta estar onde as pessoas estão: é preciso ser e se manter relevante. Para isso, identificar quem faz parte do seu público, observar e entender o comportamento dele pode ajudar a transformar as pessoas em clientes.

Você já viu como fazer fotos e vídeos criativos, está usando o Instagram para anunciar, mas quer levar sua marca para ainda mais gente? Então confira essas três dicas para conhecer sua audiência, conquistar novos clientes e conseguir os melhores resultados.

1. Defina o seu público

Para ter sucesso nas vendas de um produto ou serviço, é preciso primeiro saber quem pode ter interesse nele. Para isso, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Quem você está tentando alcançar?
  • Como é o seu cliente ideal?
  • Que tipo de coisas podem interessá-lo no Instagram?
  • Que tipo de marca a pessoa pode seguir no Instagram?

Essas informações vão ajudar você a traçar seus próximos passos, preparar um plano e definir com quem você quer falar na hora de criar uma campanha!

2. Teste outras audiências

Quer saber se outras audiências podem se interessar pelo que você está vendendo? Teste! Você pode aproveitar algumas oportunidades para aumentar o alcance dos seus anúncios, como:

  • Expandir a localização ou testar locais diferentes
  • Combinar idades e gêneros
  • Testar novos interesses baseados na jornada de descoberta

Assim, pessoas fora do seu público-alvo podem ser impactadas pelo seu anúncio e acabar convertendo também.

3. Aproveite a aba Insights

Depois de criar a sua campanha para o público certo, o próximo passo é entender resultados e conhecer melhor quem se interessou pela sua marca. Na aba Insights, a ferramenta de análise de dados do Instagram, você encontra diversas informações sobre sua audiência, desde localização e gênero, até os dias da semana e horários que obteve maior engajamento – além de poder acompanhar em tempo real o desempenho das suas publicações.

Para acessar a aba Insights, você deve:

  • Ir em Configurações;
  • Clicar em Informações, um ícone na forma de um gráfico de barras.

Nota: a aba Insights só está disponível no aplicativo para smartphones, não é possível acessá-la pelo desktop.

E mais…

8 dicas de criatividade do Instagram para seus vídeos e fotos

Para destacar seu conteúdo ou anúncio entre os milhares de posts e marcas no Feed, uma das chaves é a criatividade. Mas para chegar lá e deixar suas fotos e vídeos mais chamativas, existem alguns passos que você pode seguir – e, assim, conseguir aumentar suas chances de atrair os olhares das pessoas para a sua marca. Confira nossas dicas!

1. Dê a cara da sua marca

Tanto em uma foto quanto em um vídeo, é fundamental usar a identidade visual da sua marca. Assim, as pessoas reconhecem rapidamente que é um post ou story seu. Você pode fazer isso usando cores, fontes, ícones ou quaisquer outros elementos que representem o seu negócio.

2. Garanta uma boa resolução

Boa resolução não significa que você precisa ter uma câmera profissional ou celular de última geração. Aqui, a dica é evitar escolher imagens embaçadas, com muito texto ou mesmo uma captura de tela.

3. Aproveite o contexto e estilo de vida do público

Se as pessoas ainda não sabem que precisam do que você está vendendo, é hora de fazer essa vontade despertar. Uma ideia, nesse caso, é refletir, em um post ou story, uma situação com a qual o seu público-alvo pode se identificar.

4. Aposte em um único ponto focal

Muita informação confunde! Chame e prenda a atenção das pessoas direcionando o olhar delas para um único lugar da tela: o seu produto! Não significa que precisa ser um conteúdo básico: você pode brincar com diferentes ângulos e cenas ou dividir a tela ao meio para criar imagens diferentes do habitual.

5. Principalmente na foto, escreva apenas o suficiente

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca fez tanto sentido nesse caso. Mais do que falar sobre o que você quer vender, você deve, acima de tudo, mostrar. Caso precise adicionar alguma informação que você considera indispensável, seja breve e objetivo.

6. Quadrado no Feed, vertical no Stories

Criar imagens na orientação e proporção certas para cada posicionamento garante uma experiência muito melhor para a audiência. Por isso, anote para não esquecer: 1:1 no Feed (uma imagem de resolução 1.000 x 1.000, por exemplo) e 9:16 no Stories (como 720 x 1.280).

7. Em vídeos, 3 segundos para marcar

Quando se trata de Stories, você piscou e ele acabou. Por ser um lugar onde as pessoas consomem conteúdo de maneira muito rápida, o ideal é que você mostre a sua marca (seja o nome, o logo ou o @) logo nos primeiros três segundos para que as pessoas te reconheçam.

8. Contraste e animação para chamar atenção

Cores chamativas – quando combinadas corretamente – são uma ótima solução para fazer com que as pessoas parem de rolar o Feed ou o Stories. Outra dica é transformar uma imagem estática em vídeo utilizando um recurso simples e prático: o Adesivo para Stories. Na galeria de GIFs, você encontra uma variedade incrível de animações para usar!

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